sexta-feira , 21 julho 2017
Home / Automobilismo / Vettel faz primeiro teste com Shield e reclama da visibilidade: “Fiquei meio tonto”

Vettel faz primeiro teste com Shield e reclama da visibilidade: “Fiquei meio tonto”

Sebastian Vettel foi o responsável por fazer o primeiro teste de pista com o “Shield”, peça desenvolvida com o objetivo de proteger a cabeça do piloto. Durante o primeiro treino livre, o alemão saiu com sua Ferrari equipada com o Shield, mas sequer conseguiu completar uma volta, voltando imediatamente ao box. Atual líder do campeonato, o tetracampeão reclamou da visibilidade e de que teria sentido tontura.

– Eu testei pela manhã e fiquei meio tonto. A visão frontal não é muito boa. Isso provavelmente tem a ver com a curvatura (do Shield), a visão fica distorcida, e o fluxo do ar puxa o capacete para frente nas retas. A gente planejava andar mais com isso, mas eu não gostei e optamos por tirar.

A ideia de criar uma peça que protegesse a cabeça do piloto surgiu após o acidente que vitimou Jules Bianchi em 2014 no GP do Japão, além também do ocorrido com Justin Wilson em prova da Fórmula Indy em Pocono no ano seguinte. Ambos faleceram depois de serem atingidos fortemente na cabeça, e a FIA desde então passou a pensar em opções que pudessem evitar esse tipo de contato.

Vettel não gostou da primeira experiência com o Shield (Foto: Getty Images)

O primeiro projeto a ser testado foi o “Halo”, que deveria entrar em cena ainda este ano, mas acabou sendo deixado de lado por motivos de estética, visibilidade para guiar o carro e o tempo na extração do piloto. A FIA quer que a versão final do Shield esteja definida para que a peça comece a ser usada já na temporada do ano que vem. Vettel, inclusive, comentou sobre a dificuldade em sair do carro quando o Shield está acoplado.

– Não ajuda (sobre sair do carro). Entrar não importa, mas sair é provavelmente mais sobre se acostumar, então esse não é o principal.

Fonte: Globo Esporte

Veja Também

‘Serei treinador’, diz Xavi após anunciar sua última temporada como jogador

  Depois de ter anunciado que a próxima temporada será sua última como jogador, Xavi ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *