Home / Mundo / Bernie Sanders desiste de concorrer à presidência dos EUA

Bernie Sanders desiste de concorrer à presidência dos EUA


O senador e pré-candidato democrata Bernie Sanders, durante entrevista coletiva em Burlington, Vermont, no dia 11 de março — Foto: Reuters/Lucas Jackson

O pré-candidato democrata Bernie Sanders desistiu nesta quarta-feira (8) de concorrer à presidência dos EUA. O anúncio oficial ocorrerá em breve numa conferência on-line para seus apoiadores, porém a decisão de suspender a campanha já foi definida numa reunião interna de sua equipe e divulgada em e-mail.

Sanders já estava numa situação considerada praticamente irreversível na disputa das prévias do Partido Democrata contra Joe Biden, mas insistia em manter a campanha. Com a chegada da pandemia de coronavírus aos EUA, a disputa presidencial ficou em segundo plano e primárias em diferentes estados foram adiadas.

Eleições nos EUA: Bernie Sanders desiste de campanha eleitoral

Eleições nos EUA: Bernie Sanders desiste de campanha eleitoral

Enquanto os americanos se preocupavam mais e mais com a ameaça da Covid-19, a campanha de Sanders ficou restrita a algumas lives em redes sociais e aparições em programas de TV, já que já não era possível manter comícios presidenciais.

Com a desistência de Sanders, o caminho fica aberto para o moderado Biden, deixando o setor mais à esquerda dos democratas sem representante na corrida eleitoral.

Para Sanders, ‘crise horrível’ expôs necessidade de saúde universal

O senador transmitiu um pronunciamento em que falou sobre sua desistência. Ele agradeceu aos apoiadores, aos doadores, às pessoas que doaram e aos que contribuíram.

Em seguida, disse que algumas das ideias que ele preconiza passaram a ser mais aceitas. Entre elas, listou o aumento do salário mínimo nos EUA, o barateamento do ensino superior e, principalmente, um sistema de saúde pública.

“Essa crise horrível [de Covid-19] expôs a todos como é absurdo o nosso sistema”, ele afirmou.

Nos EUA, o serviço de saúde pública funciona somente para pessoas muito pobres –a maior parte da população precisa ter um plano de saúde que cubra custos médicos.

“Nós sempre acreditamos que serviço de saúde é um direito humano, e não um benefício para pessoas empregadas”, ele disse.

Joe Biden

“Eu gostaria de dar melhores notícias, mas vocês sabem da verdade, estamos atrás do vice-presidente Joe Biden, e o caminho para a vitória é virtualmente impossível”, afirmou Sanders.

Em seu discurso, o senador afirmou que Biden é um homem muito decente, com quem ele, Sanders, vai trabalhar. “Estaremos unidos para derrotar Trump, o presidente mais perigoso que essa nação já teve”, disse.

Ex-líder de votos

Bernie Sanders chegou a liderar as primárias pela nomeação do Partido Democrata para candidato a presidente. Nos EUA, essas prévias acontecem em etapas.

Ele era o pré-candidato com mais delegados após as votações dos três primeiros estados. No quarto, a Carolina do Sul, Joe Biden teve um desempenho muito melhor que os demais.

Uma etapa importante, a Super Terça, quando vários estados votam ao mesmo tempo, foi decisiva para Biden. Antes do dia 3 de março, Biden recebeu apoio de outros pré-candidatos. Ele, então, confirmou seu favoritismo.

Na contagem de delegados, Biden tem uma vantagem de 300 em relação a Sanders. A disputa estava da seguinte forma

  • Joe Biden: 1.217
  • Bernie Sanders: 914

Considera-se que são necessários 1.991 delegados para vencer as prévias do Partido Democrata.

E uma rede social, Biden agradeceu o apoio: “Eu conheço Bernie bem. Ele é um bom homem, um grande líder e uma das vozes que pedem mudanças mais poderosas do nosso país”.

Ele também escrevei aos eleitores de Bernie: “Eu sei que preciso ganhar seu voto. E eu sei que isso vai levar tempo. Mas quero dizer que eu os vejo, eu os ouço e eu entendo a urgência do momento. Eu espero que você se junte a nós. Vocês são mais do que bem-vindos, são necessários”.

<center><blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>I know Bernie well. He’s a good man, a great leader, and one of the most powerful voices for change in our country. And it’s hard to sum up his contributions to our politics in one, single tweet. So I won’t try to. <a href=”https://t.co/Z6OkCDWFNm”>https://t.co/Z6OkCDWFNm</a></p>&mdash; Joe Biden (@JoeBiden) <a href=”https://twitter.com/JoeBiden/status/1247920466603528193?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 8, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script></center>

Por G1

Veja Também

Nova variante do coronavírus identificada na África do Sul tem “número preocupante de mutações”

Legenda: Uma nova variante do coronavírus foi identificada por cientistas sul-africanosFoto: Shutterstock Uma nova variante do coronavírus com um ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.