Home / Mato Grosso do Sul / Campo Grande passa Dourados e volta a liderar em número de casos de coronavírus em MS

Campo Grande passa Dourados e volta a liderar em número de casos de coronavírus em MS


Geraldo Resende apresentou dados que confirmam Campo Grande como a cidade com mais casos de coronavírus em MS. (Imagem: Reprodução)

O aumento no volume de casos identificados de coronavírus em Campo Grande nas últimas semanas finalmente fez a cidade retomar a primeira posição em número de infectados em Mato Grosso do Sul. Com os 284 novos pacientes identificados nas últimas 24 horas –mais da metade de todo o registrado no Estado no período–, a cidade totalizou 3.029 casos de Covid-19.

Os números foram divulgados na manhã deste sábado (4) pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, em live que atualizou os números regionais do coronavírus –que se aproxima dos 10 mil casos e já soma 114 óbitos, 20 deles na Capital sul-mato-grossense e 32 em Dourados.

De acordo com o boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), Campo Grande saiu de 2.745 casos na sexta-feira (3) para 3.029 neste sábado. Dourados, que no dia anterior tinha 2.869 infectados, viu o total avançar em 79 nas últimas 24 horas e, agora, tem 2.948 doentes.

Maior cidade do Estado, Campo Grande se manteve como foco mais significativo de Covid-19 do início local da pandemia, em 14 de março (data dos dois primeiros casos confirmados) até o início de junho, quando a doença viveu uma explosão de casos na Grande Dourados. Desde então, a segunda maior cidade do Estado veio registrando até oito vezes o total de casos diários da Capital.

Ao longo de junho, porém, a doença voltou a avançar em Campo Grande, que por vários dias veio registrando mais infectados. No somatório, voltou à liderança neste sábado. Durante a live, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, alertou para o avanço da Covid-19 no município entre a 21ª e a 27ª semana epidemiológica, quando o total de infectados saltou de 189 para 1.045, um avanço de 743% ao longo de quase 2 meses.

“Isso é um crescimento exponencial muito agudo”, alertou ele, apontando que, caso esse crescimento se mantenha, o sistema público de Saúde enfrentará problemas.

“Se verificarmos esse crescimento nos próximos dias ou semanas epidemiológicas, seguramente não vamos ter condições de garantir assistência a toda a nossa gente”, afirmou, novamente apelando para que a população adote o isolamento social como prática –mantendo-o acima de 50% da população, pelo menos.

Além de Campo Grande e Dourados, integram a lista de 10 municípios com mais casos de coronavírus no Estado: Corumbá (400 casos), Rio Brilhante (395), Três Lagoas (302), Guia Lopes da Laguna (253), Fátima do Sul (237), Chapadão do Sul (174), São Gabriel do Oeste (171) e Ponta Porã (139).

Por: Humberto Marques / Midiamax

Veja Também

Preso em avião carregado com cocaína já foi vice-prefeito e presidente de Câmara

Nélio e Júlio César foram levados para a Polícia Federal de Dourados.(Foto: Jornal da Nova)CREDITO: ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.