Home / Geral / Celebração e protestos marcam os 60 anos de Vladimir Putin

Celebração e protestos marcam os 60 anos de Vladimir Putin

 

O presidente russo, Vladimir Putin, festejou neste domingo (7) em uma celebração particular seus 60 anos, mas as demonstrações públicas de simpatia de seus partidários e da rede de televisão pública contrastam com a ironia dos opositores.

O líder russo viajou a São Petersburgo, sua cidade natal, no noroeste da Rússia, para passar o dia com “seus amigos e sua família”, indicou seu porta-voz, Dmitri Peskov.

Seus partidários no país expressaram publicamente suas congratulações e a celebração era destaque nas redes de televisão oficiais.

“Seu nome é símbolo de um homem político de grande sabedoria e de um dirigente forte na Rússia e no mundo”, escreveu ao presidente o governador de São Petersburgo, Gueorgui Poltavtchenko, em carta publicada em um jornal governamental.

Outra manifestação em homenagem ao presidente sexagenário, uma exposição intitulada “Um homem dos mais bondosos” foi aberta neste domingo em uma galeria de arte de Moscou.

Garoto brinca na frente de quadros do artista Alexei Sergiyenko em sua exibição ‘Presidente, um dos homens mais bondosos’, em Moscou, que marca o 60º de Vladmir Putin (Foto: AFP)

A Jovem Guarda (Molodya Gvardia), movimento de juventude que apoia o poder, divulgou em seu site um vídeo que mostra mulheres jovens reunidas para oferecer um bolo de aniversário a Putin, depois de terem participado de várias manifestações festivas à glória do líder russo.

Uma delas, que veste uma camiseta de hóquei com o nome de Putin, é filmada marcando um gol em uma partida imaginária “EUA-Putin”, antes de receber uma mensagem de SMS, ao que parece do presidente, em que ele anuncia “Já chego”, o que provoca na jovem um sorriso sedutor dirigido à câmera

Segundo uma pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Independente Levada, o presidente continua sendo popular entre a população feminina. Vinte por cento das russas afirmam que gostariam de se casar com ele.

Homem é levado a ônibus pela polícia durante protesto contra Putin neste domingo (7) (Foto: Reuters)
Russa é detida durante protestos neste domingo
(7), dia do aniversário do presidente Vladmir Putin
(Foto: Reuters)

Críticas

No entanto, nem todos compartilham este entusiasmo e grupos de manifestantes fizeram atos pelo país.

Vários blogueiros russos ridicularizaram a imagem do líder jovem e enérgico que os partidários de Putin destacam. “Lenin, com 52 anos, era apelidado de ‘bom papai Lenin'”, afirmou o blogueiro @zehnerson pelo Twitter. O fundador da URSS morreu aos 53 anos.

A oposição convocou uma manifestação neste domingo sob o lema “Vamos aposentar o avô”.

Terceiro mandato

Vladimir Putin, que retornou em maio ao Kremlin para um terceiro mandato de seis anos, após oito como presidente e depois quatro como primeiro-ministro, nunca hesitou em mostrar sua forma física diante das câmeras.

Também não descarta governar por outro mandato presidencial, permitido pela Constituição, e, portanto, seguir no Kremlin até 2024.

As práticas esportivas de Putin serão destaque em uma transmissão especial da rede NTV, que seguiu o presidente russo durante uma semana. O programa, que mostra o chefe de estado em “momentos informais”, até mesmo em sua residência e inclusive na piscina, já foi transmitido no Extremo Oriente russo e na noite deste domingo em Moscou.

 

Da AFP

Veja Também

MPT faz acordo com fazendeiros que submeteram indígenas a trabalho escravo

Representantes legais da propriedade rural de onde três jovens indígenas foram resgatados, no dia 19 ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.