Home / Campo Grande / Centro de Controle de Zoonozes inicia censo para mapear população canina

Centro de Controle de Zoonozes inicia censo para mapear população canina

O Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande iniciou, no mês passado, um cendo para estimar a quantidade de cães e gatos em Campo Grande.

O trabalho continuará a partir da próxima segunda-feira (9), simultaneamente à campanha de vacinação contra a raiva.

A ação tem como objetivo atualizar este censo, já que o último é de 2015, além de iniciar a imunização destes animais.

“Conforme o último levantamento, são cerca de 160 mil cães e 45 mil gatos na cidade”, disse a veterinária do CCZ, Cláudia Macedo.

Como não há atualização há seis anos, este quantitativo é utilizado anualmente para campanhas de vacinação animal, assim como para outras ações, como castramento.

“Os dados que iremos obter ao fim do censo de 2021 serão base para a vacinação no ano seguinte”, explica a veterinária.

A campanha contra raiva acontece anualmente e a expectativa é vacinar ao menos 80% da população de cães e gatos do município.

Nesta semana, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estará na região do bairro Pioneiras, Doutor Albuquerque e Universitário, onde ficarão até o final da semana.

“Nossa campanha de vacinação inicia sempre na região do Segredo, então a partir de segunda-feira as equipes iniciarão as atividades lá, tanto o levantamento quanto a aplicação de vacinas”, conclui a veterinária. Vacinação

Anualmente, agentes de combate a endemias vão até as residências dos moradores da Capital para realizar a aplicação de vacina nos animais.

A estratégia das equipes é abordar a população no horário em que estejam em casa para que possa haver uma maior cobertura.

Caso os tutores não estejam em casa no momento da abordagem, a indicação é que estes levem o animal até o CCZ para garantir a imunização.

A vacina contra raiva deve ser aplicada uma vez ao ano, apenas no caso de o animal ter contato com um morcego, é necessário realizar o reforço.

Por: Alicia Miyashiro / Correio do Estado

Veja Também

Stone abre vagas de emprego em Campo Grande

Fintech de soluções financeiras para o empreendedor busca talentos para integrar seu time comercial A ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.