Home / Curiosidades / Cientistas descobrem como “ligar e desligar” a consciência humana

Cientistas descobrem como “ligar e desligar” a consciência humana

 

Fonte da imagem: Shutterstock
Fonte da imagem: Shutterstock

 

Como você sabe, quando caímos no sono, por exemplo, a nossa consciência entra em um estado de inatividade. Contudo, ninguém sabia dizer exatamente qual era a área do cérebro responsável por controlar esse mecanismo. Bem, ninguém até agora. De acordo com o New Scientist, pesquisadores da Universidade George Washington, nos EUA, descobriram por acaso qual é a região cerebral que funciona como um “botão de liga/desliga” da consciência humana.

Segundo a publicação, a descoberta do “botão” ocorreu durante um estudo no qual os cientistas estavam tentando encontrar qual era a área específica no cérebro de uma paciente responsável por desencadear convulsões. Assim, a equipe estava empregando eletrodos de estimulação profunda para monitorar os sinais enviados pelo cérebro e, desta forma, localizar o foco do problema.

Um dos dispositivos foi posicionado em uma fina camada de massa cinzenta chamada claustro, uma região que jamais havia sido estudada anteriormente com o uso de eletrodos e que fica localizada entre outras importantes estruturas cerebrais. E não é que quando os cientistas enviaram sinais de alta frequência para essa área a paciente perdeu a consciência?

Liga/desliga

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Conforme explicaram, em vez de o cérebro da paciente mostrar o mesmo comportamento de alguém que está sofrendo uma convulsão, ou seja, em vez de a atividade parar abruptamente, a atividade cerebral da mulher começou a desacelerar. Além disso, os cientistas observaram que a fala começou a se tornar mais lenta, assim como os movimentos da paciente, até ela ficar completamente imóvel e parar de responder a estímulos visuais e sonoros.

Depois, para que a paciente voltasse à consciência, os pesquisadores simplesmente interromperam o envio de sinais ao claustro e a mulher recuperou os sentidos sem ter qualquer lembrança do que havia acontecido. Apesar de o “botão de liga/desliga” ter sido acionado em apenas um paciente, os cientistas acreditam que a descoberta pode ser potencialmente importante para tratar quem sofre de epilepsia ou se encontra em estado de semiconsciência.

De acordo com a equipe, quando descobrirmos como a consciência é criada e quais são as áreas do cérebro responsáveis por ela, também será possível responder à pergunta de quem possui consciência — cães e gatos, fetos robôs? — e quem não possui. Além disso, quem sabe a descoberta não permita um dia que os seres humanos possam se livrar da penosa insônia com o acionar de um simples “botão”?

 

Com informações: New Scientist e Megacurioso

Veja Também

Vídeo mostra deserto do Saara coberto de neve pela terceira vez em 40 anos

Dunas normalmente alaranjadas do deserto do Saara foram flagradas quase que totalmente brancas no domingo; ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.