terça-feira , 17 setembro 2019
Home / Mato Grosso do Sul / Defesa Civil de MS pede apoio de um ‘C-130 Hércules’ a Cenad para combater os incêndios florestais

Defesa Civil de MS pede apoio de um ‘C-130 Hércules’ a Cenad para combater os incêndios florestais

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul pediu ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) o apoio de um avião C-130 Hércules para combater os incêndios florestais no Estado.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Catarinelli, o pedido foi feito nesta quarta-feira (11), quando o governo do estado decretou situação de emergência em razão das queimadas.

“Vamos aguardar hoje essa resposta. Participei ontem de uma videoconferência com o diretor da Cenad para solicitar essa aeronave e avaliar as questões técnicas desse decreto”, disse em entrevista ao Papo das Seis, do Bom Dia MS, desta quinta-feira (12).

Catarinelli explicou que se confirmado o apoio do Hércules, a aeronave será utilizada para jogar água nos focos de calor, em uma ação coordenada com as equipes de solo, que tem de chegar até os locais escolhidos para fazer a operação de rescaldo, eliminando as brasas, que podem provocar novos incêndios.

O coordenador comentou ainda que a situação mais preocupante está na região de Corumbá e Porto Murtinho, que lideraram nesta quarta-feira o ranking nacional de focos de calor. “Já existem equipes combatendo os incêndios nessas duas regiões, mas a situação é crítica, em função das condições climáticas. A previsão de chuva é tardia e abaixo da média. Ela é vem binda, mas vai demorar. Então as medidas são para reforçar as equipes e direcionar os esforços para os principais focos”, concluiu.

Por G1 MS

Veja Também

Homem invade casa e mulher é estuprada enquanto dormia

Homem foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã. (Foto: ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.