terça-feira , 19 novembro 2019
Home / Mato Grosso do Sul / Defesa Civil de MS pede apoio de um ‘C-130 Hércules’ a Cenad para combater os incêndios florestais

Defesa Civil de MS pede apoio de um ‘C-130 Hércules’ a Cenad para combater os incêndios florestais

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul pediu ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) o apoio de um avião C-130 Hércules para combater os incêndios florestais no Estado.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Catarinelli, o pedido foi feito nesta quarta-feira (11), quando o governo do estado decretou situação de emergência em razão das queimadas.

“Vamos aguardar hoje essa resposta. Participei ontem de uma videoconferência com o diretor da Cenad para solicitar essa aeronave e avaliar as questões técnicas desse decreto”, disse em entrevista ao Papo das Seis, do Bom Dia MS, desta quinta-feira (12).

Catarinelli explicou que se confirmado o apoio do Hércules, a aeronave será utilizada para jogar água nos focos de calor, em uma ação coordenada com as equipes de solo, que tem de chegar até os locais escolhidos para fazer a operação de rescaldo, eliminando as brasas, que podem provocar novos incêndios.

O coordenador comentou ainda que a situação mais preocupante está na região de Corumbá e Porto Murtinho, que lideraram nesta quarta-feira o ranking nacional de focos de calor. “Já existem equipes combatendo os incêndios nessas duas regiões, mas a situação é crítica, em função das condições climáticas. A previsão de chuva é tardia e abaixo da média. Ela é vem binda, mas vai demorar. Então as medidas são para reforçar as equipes e direcionar os esforços para os principais focos”, concluiu.

Por G1 MS

Veja Também

Bolívia suspende fornecimento de ureia em pleno plantio da safra em MS

Ureia sai do polo boliviano de trem e chega até Puerto Suarez na fronteira com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.