sexta-feira , 17 janeiro 2020
Home / Brasil / Deslizamento de terra deixa quatro mortos em Campos do Jordão, SP

Deslizamento de terra deixa quatro mortos em Campos do Jordão, SP

Quatro pessoas, sendo três da mesma família, morreram soterradas após deslizamentos de terra em dois bairros de Campos do Jordão, interior de São Paulo. Os deslizamentos aconteceram após um temporal no fim da tarde dessa sexta-feira (13).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois irmãos, de 5 e 13 anos, e a avó deles, de 53 anos, morreram no deslizamento no bairro Vila Britânia. A casa foi atingida pela terra e desabou. A quarta vítima, um bebê de um ano, morreu após um deslizamento no bairro Monte Carlo.

Cerca de 30 homens, sendo bombeiros, policiais e voluntários, trabalharam mais de 12 horas em busca dos irmãos – a quantidade de lama dificultou os trabalhos. O corpo da mulher e do bebê foram encontrados logo após o deslizamento.

“A gente chegou e tinham quatro pessoas soterradas ali. Tiramos três e no momento que a gente foi tirar a última mulher, acabou caindo a casa em cima dela. Ela faleceu ali”, contou o voluntário Mateus João Gonçalves Bicudo.

No momento do deslizamento, a família estava reunida na casa da vítima fatal para comemorar o aniversário dela. A filha dela, de 20 anos, e outros quatro netos foram resgatados dos escombros e, de acordo com a prefeitura, passam bem.

No Vila Britânia, oito casas próximas ao deslizamento de terra foram interditadas pela Defesa Civil. Os moradores estão em casas de parentes.

No bairro Monte Carlo, o pai e a mãe do bebê, que morreu soterrado, foram socorridos com ferimentos leves.

“Ouvimos muitos gritos e fomos ajudar o casal. A mulher estava muito agitada, gritando que o filho tinha morrido”, disse o pintor Carlos Leandro dos Santos.

A criança chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. Ao todo, de acordo com a prefeitura, 11 pessoas deram entrada no pronto-socorro municipal, socorridas pelas equipes de resgate.

Na manhã deste sábado apenas um menino de cinco anos e uma menina de dois anos continuavam em observação no hospital. Uma casa no bairro foi interditada.

Riscos

A Defesa Civil e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas realiza nesse sábado uma vistoria nas áreas de risco. Com o laudo, os órgãos poderão definir o que pode ser feito para evitar novos deslizamentos.

“As casas da região superior são as com maior risco porque o solo que suportava as casas já caiu. A região toda está instável e ainda podem ter novos deslizamentos”, explicou o Major Fabrício Ramos, do Corpo de Bombeiros.

Comoção

A Prefeitura de Campos do Jordão decretou luto oficial de três dias e cancelou as atividades natalinas do fim de semana por causa do incidente.

Nas redes sociais, o governador João Doria (PSDB) definiu o episódio como ‘triste tragédia’ e prestou solidariedade aos familiares das vítimas.

“Momento de profunda dor para seus familiares, amigos e para a população de Campos do Jordão”, disse em trecho da postagem.

Mapa de onde ocorreram os deslizamentos em Campos do Jordão — Foto:  Rodrigo Cunha/ G1

Mapa de onde ocorreram os deslizamentos em Campos do Jordão — Foto: Rodrigo Cunha/ G1

Mais de 30 homens trabalharam durante a madrugada em busca de desaparecidos — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Mais de 30 homens trabalharam durante a madrugada em busca de desaparecidos — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Buscas por irmãos duraram mais de 12 horas — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Buscas por irmãos duraram mais de 12 horas — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Bombeiros seguem em busca de menina de 5 anos desaparecida — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros seguem em busca de menina de 5 anos desaparecida — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Por G1 Vale do Paraíba e Região

Veja Também

Mãe é morta após ter casa invadida por homens em MT; filho diz que crime foi a mando do pai

Daiany Tatsch Gorget Duarte foi assassinada com um tiro na cabeça — Foto: Polícia Militar/Divulgação ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.