Home / Mato Grosso do Sul / Do mato para cidade: Cobras “invadem” bairros e preocupam moradores

Do mato para cidade: Cobras “invadem” bairros e preocupam moradores

Animal foi atropelado com um carro por um morador na região (Direto das Ruas)

Moradores dos bairros nas proximidades da BR-463 em Ponta Porã, cidade 323 km de Campo Grande, andam assustados após “invasão” de serpentes na região. A situação está ocorrendo depois da desativação de suposto serpentário no local, segundo moradora.

Ao menos sete cobras de diversas espécies, entre elas cascavel, já apareceram na região.

Moradora do Bairro Jardim Primavera I, a auxiliar administrativo Katiusca Porto Flores, de 29 anos, contou que próximo à casa dela já presenciou a aparição de ao menos 4 animais.

Animais têm aparecido após fechamento de serpentário da Embrapa, segundo moradores (Direto das Ruas)
Animais têm aparecido após fechamento de serpentário da Embrapa, segundo moradores (Direto das Ruas)

“Começaram a aparecer na semana passada. Minha filha de 4 anos fica com minha mãe em casa já que as escola estão paradas e agora com esses bichos a gente fica com medo”, relatou.

Segundo Katiusca, um vizinho achou outra cobra no portão de casa no bairro Altos da Glória. Outra vizinha teria encontrado três cascavéis. “Na esquina de casa tinha outra cobra, mas o vizinho a atropelou com o carro”, contou, afirmando ainda que o calor poderia ter auxiliado os animais a aparecerem pelo local. “Acredito que como esta calor elas buscam alimento e começaram a vir pros bairros”, diz.

Quando os moradores encontram as serpentes acionam os bombeiros para capturá-las. Após tomarem ciência da desativação do Serpentário, os moradores entraram com denúncia no Ibama (Instituto Brasileiro do meio Ambiente). “Agora estamos esperando resolver”, afirma a mulher.

A primeira informação era de que o serpentário seria de responsabilidade da Embrapa, porém o órgão não confirma. A assessoria de imprensa informou que não há sede do órgão na cidade.

O Ibama informou que desconhece a existência de um serpentário da Embrapa no local e afirma que até o momento não recebeu denúncia oficial sobre o caso.

A Prefeitura de Ponta Porã afirmou que não há serpentário na cidade e que não ficou sabendo dos casos citados por moradores a reportagem.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) também não recebeu nenhuma denúncia sobre a aparição dos animais peçonhentos em Ponta Porã. Conforme relatado pelo tenente-coronel Ednílson Queiroz,  as cobras vão andando pela vegetação em busca de alimento. “O que atrai as serpentes são áreas com terrenos baldios que possam gerar alimentos a elas como ratos, por exemplo”, afirma.

Por Mirian Machado / Campo Grande News

Veja Também

Fim de semana com nebulosidade e pancadas de chuva em MS

Foto: Monica Alves Neste fim de semana, uma frente fria muda o tempo em boa ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.