Home / Mato Grosso do Sul / Em cidade de MS, 1 em cada 5 guardas municipais usará arma de fogo

Em cidade de MS, 1 em cada 5 guardas municipais usará arma de fogo

Prefeito de Corumbá entregou DIF para 37 guardas civis municipais
Prefeito de Corumbá entregou DIF para 37 guardas civis municipais – Renê Márcio Carneiro/PMC

Solenidade nesta sexta-feira (8) comandada pelo prefeito Marcelo Iunes (Podemos) garantiu a entrega de documento de porte de arma a 37 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Corumbá –a 419 km de Campo Grande. E, com o processo de outros 5 agentes em andamento, chegará a 42 o total de guardas armados, equivalente a 21% do efetivo da corporação –ou 1 em cada 5 guardas estará armado.

Iunes entregou o novo DIF (Documento de Identidade Funcional) a 37 agentes da GCM, com direito ao porte de arma de fogo. O documento segue o acordo de cooperação técnica firmado com a Superintendência da Polícia Federal do Estado, sendo os contemplados habilitados a portarem arma de fogo de propriedade da Guarda ou particular, devidamente acompanhado do certificado de registro nos limites do Estado, mesmo fora de serviço.

O prefeito destacou que o porte de armas pela Guarda Municipal integra um amplo projeto de Segurança Pública. “Acredito que o armamento da Guarda Municipal é uma segurança para os guardas municipais e para nossa população. Vamos continuar investindo”, afirmou.

Entre suas atribuições, a GCM realiza o patrulhamento nas escolas e praças e executa a Romu (Ronda Ostensiva Municipal, que dá suporte à Polícia Militar). Iunes revelou a intenção de criar a Guarda Ambiental e mobilizar a corporação para patrulhar a Orla Portuária, mediante estruturação. A prefeitura ainda negocia com o Exército convênio que visa a ampliar o videomonitoramento em Corumbá.

Humberto Marques

Por Midiamax

Veja Também

Campanha espera renegociar com 44 mil pessoas que devem contas de energia

Lançada hoje (29), a Campanha “Estamos Quites” oferece descontos e parcelamento no pagamento das contas ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.