
Um minuto de silêncio às 9 horas e uma faixa de luto estendida no portão de entrada da escola. Esta foi a homenagem de alunos e professores da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, na manhã desta quinta-feira (6), em Campo Grande, para o arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite de quarta-feira (5), no Rio de Janeiro.
O momento de reflexão foi realizado no anfiteatro da escola. Na ocasião, o diretor Anderson Soares Muniz falou sobre a história do colégio projetado por Niemeyer. Alunos e professores fizeram agradecimentos ao arquiteto.
Segundo o diretor, em 1952, o doutor Fernando Corrêa da Costa, na época, governador de Mato Grosso, encontrou Oscar Niemeyer em um voo e pediu que ele fizesse um projeto para a construção de escolas no sul do estado. O arquiteto, que andava sempre munido de uma prancheta e alguns lápis, esboçou um croqui e entregou ao governador.
O projeto foi utilizado para a construção de duas instituições, a escola estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, e a escola estadual Maria Leite de Barros, que hoje se chama João Leite de Barros, em Corumbá, a 444 km da capital. Segundo o diretor, as duas escolas foram inauguradas em 1954.
Em 2007, o Instituto Niemeyer reconheceu os dois prédios como obras do arquiteto Oscar Niemeyer.
Ainda segundo o diretor, o prédio da escola de Campo Grande, assim como o de Corumbá, é simbólico porque possui formas que remetem a diversos elementos do ensino . “Vista de cima e de frente, a escola forma um livro aberto. O corredor onde ficam as salas de aulas dá a ideia de uma régua, a caixa d´água dá a ideia de um giz e o refeitório lembra um esquadro”, explicou o diretor.

morte do arquiteto (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)
Homenagem em Corumbá
A Secretaria Estadual de Educação (SED) informou que, para esta quinta-feira (6), não estão previstas homenagens para Oscar Niemeyer na escola estadual João Leite de Barros, em Corumbá, por conta do fechamento do ano letivo e das últimas provas. No entanto, a escola homenageará o arquiteto na próxima semana.
Ainda segundo a SED, a instituição passa por restauração desde agosto de 2012. A aprevisão é que as obras sejam concluídas em julho de 2013.
Fonte: G1 MS