Home / Mato Grosso do Sul / Escola projetada por Niemeyer em MS faz homenagem ao arquiteto

Escola projetada por Niemeyer em MS faz homenagem ao arquiteto

 

Faixa preta foi colocada no portão da escola, em Campo Grande, como símbolo de luto pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Tatiane Queiroz/ G1MS)

 

Um minuto de silêncio às 9 horas e uma faixa de luto estendida no portão de entrada da escola. Esta foi a homenagem de alunos e professores da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, na manhã desta quinta-feira (6), em Campo Grande, para o arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite de quarta-feira (5), no Rio de Janeiro.

O momento de reflexão foi realizado no anfiteatro da escola. Na ocasião, o diretor Anderson Soares Muniz falou sobre a história do colégio projetado por Niemeyer. Alunos e professores fizeram agradecimentos ao arquiteto.

Segundo o diretor, em 1952, o doutor Fernando Corrêa da Costa, na época, governador de Mato Grosso, encontrou Oscar Niemeyer em um voo e pediu que ele fizesse um projeto para a construção de escolas no sul do estado. O arquiteto, que andava sempre munido de uma prancheta e alguns lápis, esboçou um croqui e entregou ao governador.

O projeto foi utilizado para a construção de duas instituições, a escola estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, e a escola estadual Maria Leite de Barros, que hoje se chama João Leite de Barros, em Corumbá, a 444 km da capital. Segundo o diretor, as duas escolas foram inauguradas em 1954.

Em 2007, o Instituto Niemeyer reconheceu os dois prédios como obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Ainda segundo o diretor, o prédio da escola de Campo Grande, assim como o de Corumbá, é simbólico porque possui formas que remetem a diversos elementos do ensino . “Vista de cima e de frente, a escola forma um livro aberto. O corredor onde ficam as salas de aulas dá a ideia de uma régua, a caixa d´água dá a ideia de um giz e o refeitório lembra um esquadro”, explicou o diretor.

Alunos fizeram minuto de silêncio em respeito à
morte do arquiteto (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)

Homenagem em Corumbá

A Secretaria Estadual de Educação (SED)  informou que, para esta quinta-feira (6), não estão previstas homenagens para Oscar Niemeyer na escola estadual João Leite de Barros, em Corumbá, por conta do fechamento do ano letivo e das últimas provas. No entanto, a escola  homenageará o arquiteto na próxima semana.

Ainda segundo a SED, a instituição passa por restauração desde agosto de 2012. A aprevisão é que as obras sejam concluídas em julho de 2013.

 

Fonte: G1 MS

Veja Também

Nas redes sociais, mães se solidarizam com secretária após filho ser morto a tiros em MS

“Quando uma mãe perde um filho, todas as outras sentem sua dor”, é a mensagem ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.