Home / Curiosidades / Especialista descobre pintura mais antiga de Da Vinci, datada de 1471

Especialista descobre pintura mais antiga de Da Vinci, datada de 1471

Pintura do Arcanjo Gabriel de Leonardo Da Vinci (//Reprodução)

 

O mais antigo trabalho pictórico de Leonardo Da Vinci, descoberto até o momento, é um azulejo datado em 1471 no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou nesta quinta-feira o especialista de arte Ernesto Solari, que apresentou a peça em um ato em Roma.

O professor expôs a obra e defendeu sua autenticidade, a partir de um estudo de 6.000 páginas realizado durante três anos com diferentes análises técnicas, científicas e históricas. Trata-se de um azulejo em terracota quadrado, propriedade da nobre família Fenice da Ravello, que foi feito por um jovem Leonardo com 18 anos e meio, explicou.

Sua assinatura, “Da Vinci lionardo LDV”, figura no rosto do próprio Arcanjo, parcialmente mimetizada na mandíbula. A obra, protegida em uma urna e por dois agentes de segurança, tem vinte centímetros de comprimento e largura e 1,2 centímetro de espessura e mostra o rosto, busto e a parte superior das asas de um arcanjo Gabriel de lado, coroado com uma auréola dourada.

O especialista considerou que é a obra mais antiga do gênio que chegou até nossos dias e conta com sua primeira assinatura, da esquerda para direita e coberta pela última camada de cozimento do azulejo, o que demonstra que não foi falsificada posteriormente.

A grafóloga Ivana Rosa Bonfantinio explicou que para o estudo da assinatura foi empregada a mesma técnica que para os tribunais e destacou que, com base nos resultados, “podemos afirmar que é a primeira obra realizada e assinada por Leonardo Da Vinci, em 1471”.

O professor Solari disse que o valor desta obra “não é estimável” ao ser a primeira e opinou que o Estado deveria adquiri-la para mostrá-la ao público.

Fonte: Veja

Veja Também

Vídeo mostra deserto do Saara coberto de neve pela terceira vez em 40 anos

Dunas normalmente alaranjadas do deserto do Saara foram flagradas quase que totalmente brancas no domingo; ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.