Home / Geral / Explosão em área turística de Istambul deixa mortos e feridos

Explosão em área turística de Istambul deixa mortos e feridos

 

Equipes de resgate e segurança isolam área de praça de Istambul alvo de explosão na Turquia. A explosão foi perto de basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul e deixou mortos e feridos (Foto: Murad Sezer/Reuters)
Equipes de resgate e segurança isolam área de praça de Istambul alvo de explosão na Turquia. A explosão foi perto de basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul e deixou mortos e feridos (Foto: Murad Sezer/Reuters)

 

Várias pessoas morreram e ficaram feridas nesta terça-feira (12) em uma explosão de origem desconhecida no bairro turístico de Sultanahmet, perto da basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, em Istambul, na Turquia.

O gabinete do governo de Istambul informou que pelo menos 10 pessoas morreram e 15 ficaram feridas. A maioria das vítimas é alemã, segundo a Reuters. De acordo com a France Presse,  ao menos nove mortos são alemães. O primeiro-ministro turco ligou para a chanceler alemã, Angela Merkel, para dar a notícia, segundo fontes turcas ouvidas pela Reuters.

O autor do atentado suicida é um jihadista do grupo Estado Islâmico (EI), declarou o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu. “Nós determinamos que o autor deste ataque terrorista em Sultanahmet é um estrangeiro membro do Daesh (sigla em árabe do EI)”, afirmou durante uma breve declaração televisionada em Ancara.

Ambulâncias e muitos policiais foram enviados ao local, segundo imagens dos canais de televisão e de agências de notícias (veja abaixo).

O governo turco suspeita que a explosão tenha origem “terrorista”, afirmou uma fonte do Executivo que pediu anonimato.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que um suicida ligado à Síria seria o autor do ataque.

Segundo o vice-primeiro-ministro turco Numan Kurtulmus, a maior parte das dez pessoas mortas é de cidadãos estrangeiros.

As autoridades também indicaram que o autor do ataque foi identificado como um sírio que nasceu em 1988, declarou Kurtulmus após uma reunião de crise com o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu.

As autoridades investigam que tipo de explosivo foi usado e quem foram os responsáveis. Autoridades turcas disseram à Reuters que é alta a probabilidade de o atentado ter sido cometido por militantes do Estado Islâmico.

A zona foi isolada pela polícia, o trânsito nas ruas adjacentes foi interrompido e o bonde próximo deixou de circular como medida de precaução, acrescentou o canal CNN-Türk.

O Ministério das Relações Exteriores norueguês confirmou que um cidadão do país ficou ferido e foi encaminhado a um hospital para tratamento médico.

Local do ataque na Turquia

Como foi o ataque
Testemunhas citadas pela CNN-Türk afirmaram que “a forte explosão foi ouvida em distritos afastados”.

A explosão, que aconteceu às 10h18 locais (6h18 de Brasília), foi ouvida e sentida na praça Taksim, a vários quilômetros do bairro de Sultanahmet.

O bairro, a basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul são áreas muito procuradas pelos turistas na cidade.

A Turquia está em alerta desde outubro de 2015, quando bombas explodiram em frente à Estação Central de trens de Ancara, deixando mais de 100 mortos. As autoridades afirmaram que o ataque foi cometido pelo Estado Islâmico.

Equipes de resgate e segurança trabalham em praça de Istambul alvo de explosões na Turquia (Foto: Kemal Aslan/Reuters)
Equipes de resgate e segurança trabalham em praça de Istambul alvo de explosões na Turquia (Foto: Kemal Aslan/Reuters)

 

Fonte: G1

Veja Também

Casamentos celebrados por ‘Elvis’ em Las Vegas podem estar com os dias contados

Capelas do amor de Las Vegas que usam sósias de Elvis Presley podem se tornar ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.