Home / Brasil / Fiocruz prevê receber remessa de insumo neste sábado para retomar produção da vacina contra a Covid-19

Fiocruz prevê receber remessa de insumo neste sábado para retomar produção da vacina contra a Covid-19

Produção da vacina Astrazeneca foi interrompida devido à falta do insumo principal, o IFA — Foto: Clara Cleto/Sesau

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê receber, ainda neste sábado (22), um carregamento vindo da China de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo mais importante para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19.

Produzido pelo laboratório Wuxi Biologics, o IFA será entregue em duas remessas. A que deve ser entregue neste sábado será usada para retomar a produção da vacina na próxima terça-feira (25), segundo a fundação.

A vacina Oxford/AstraZeneca é produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), na Zona Norte do Rio de Janeiro.

De acordo com a Fiocruz, os dois carregamentos serão suficientes para produzir 12 milhões de doses de vacinas, o que vai assegurar as entregas ao Sistema Único de Saúde (SUS) até a terceira semana de junho.

A produção da vacina contra o coronavírus no Brasil está interrompida tanto na Fiocruz, no Rio, como no Instituto Butantan, em São Paulo, devido à falta do insumo.

41,1 milhões de vacinas já entregues

Nesta sexta-feira (21) a Fiocruz entregou mais 6,1 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Ministério da Saúde. Destas, 374 mil doses foram direcionadas para o Rio de Janeiro e o restante foi enviado para um almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde (MS).

Com essa remessa, a fundação disse que já chega a chega a 41,1 milhões o número de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). São 37,1 milhões de doses processadas pela instituição e 4 milhões de doses importadas da Índia.

Por G1 Rio

Veja Também

Tripulante de navio com variante indiana internado no MA apresenta piora e é intubado

Navio MV Shandong da Zhi trouxe tripulantes infectados pela variante indiana ao Brasil — Foto: ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.