terça-feira , 20 outubro 2020
Home / Mato Grosso do Sul / Florestas de eucalipto em MS têm câmeras e protocolo de ação em caso de incêndio, diz Reflore

Florestas de eucalipto em MS têm câmeras e protocolo de ação em caso de incêndio, diz Reflore

Fogo às margens da BR-158 era visto de longe — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Para evitar grandes destruições por incêndios, florestas de eucalipto em Mato Grosso do Sul estão sendo monitoradas por câmeras de segurança e funcionários estão treinados para ajudar no combata às chamas.

“Este é o negócio deles [dos produtores]. Então, têm que estar preparados para a estação de tempo seco, baixa umidade do ar e ventos fortes que alastram o fogo. Nossas empresas estão com câmeras em torres. Assim que detectado uma fumaça, localiza-se a coordenada, a equipe vai e o protocolo conta ainda com ajuda das empresas próximas. Tudo para deixar menores danos possíveis”, falou Benedito Mário Lázaro, diretor-executivo da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore).

Uma das florestas de eucalipto atingida por incêndio fica em Três Lagoas. O incêndio nas árvores às margens da BR-158, no dia 17 de setembro, causou muita fumaça e interditou o trânsito na rodovia. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi queimada uma área de 5 mil hectares com eucalipto e vegetação.

Segundo Benedito, ainda está sendo feito o levantamento da área total de floresta de eucalipto queimada, mas estima-se algo em torno de 5 mil hectares. “Incêndios nesta época são esperados. Temos equipamentos e pessoas qualificadas para combater. Pedimos a outros agricultores, produtores rurais, para que também façam essa estrutura”, disse.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Ele falou ainda que os municípios que tiveram incêndios mais graves foram Água Clara, Três Lagoas e Brasilândia.

Por G1 MS e TV Morena

Veja Também

Forte ventania em chácara derruba eucaliptos sobre 3 carros

Blazer destruído após queda de eucalipto (Foto: Direto das Ruas)CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS Jhonatan Tavares, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.