Home / Mundo / Forte tremor atinge Atenas, na Grécia, e provoca danos nas telecomunicações

Forte tremor atinge Atenas, na Grécia, e provoca danos nas telecomunicações


Pessoas saem às ruas após tremor atingir Atenas, na Grécia, nesta sexta-feira (19) — Foto: Petros Giannakouris/AP
Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu Atenas, na Grécia, nesta sexta-feira (19), causando sérios problemas nas linhas telefônicas e no fornecimento de energia elétrica.

Um prédio vazio desmoronou. Edifícios ficaram danificados e uma mulher ficou levemente ferida por causa da queda de destroços, segundo a mídia grega.

O epicentro do tremor foi localizado a 23 km a noroeste da capital grega e foi sentido também nas ilhas do Peloponeso. Sete réplicas, de intensidade menor, foram registradas logo em seguida, de acordo o Instituto de Geodinâmica de Atenas.

Em pânico, muitos habitantes e turistas deixaram os imóveis e correram para as ruas principalmente na região central de Atenas. Os bombeiros precisaram intervir para resgatar pessoas que ficaram presas nos elevadores em vários edifícios.

A Defesa Civil informou que bombeiros e a polícia foram mobilizados. Dois helicópteros foram mobilizados para avaliação dos danos.

Torre da igreja de Pantanassa, na Praça Monastiraki, cai após terremoto que atingiu Atenas, na Grécia, nesta sexta-feira (19) — Foto: Alkis Konstantinidis/ Reuters

Em Atenas, o último grande terremoto ocorreu em 1999 com uma magnitude de 5,9. Deixou 149 mortos e memórias traumáticas entre os atenienses.

A Grécia está localizada em importantes falhas geológicas e terremotos são frequentes. Na maioria das vezes, não há vítimas.

Em julho de 2017, um terremoto de magnitude 6,7 na ilha de Kos, no Mar Egeu, deixou dois mortos e danos consideráveis.


Pessoas aguardam do lado de fora de uma loja de departamentos na Praça Syntagma, em Atenas, na Grécia, após tremor desta sexta-feira (19) — Foto: Alkis Konstantinidis/ Reuters

Por G1

Veja Também

Parlamento Europeu declara ‘emergência climática’

O Parlamento Europeu declarou nesta quinta-feira (28) a “emergência climática” na União Europeia (UE), tornando a Europa ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.