Home / Campo Grande / ‘Friozão’ tá chegando em Campo Grande e chances de pegar covid aumentam

‘Friozão’ tá chegando em Campo Grande e chances de pegar covid aumentam


Crédito: Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia

Frio intenso, que deve chegar em Campo Grande neste sábado (23), com temperatura mínima de 9º C, traz outra preocupação: é nesta época que aumentam as chances de contrair doenças respiratórias, inclusive a covid-19. 

Sobre o novo coronavírus, ainda não há evidências científicas do comportamento dele em relação às diferentes temperaturas. O que muda no inverno é a postura das pessoas, esta sim pode facilitar a contaminação por gripes e síndromes respiratórias agudas graves. 

O otorrinolaringologista Diego Malucelli explica que o ar seco provoca sensibilidade nas mucosas nasais e, no inverno, os ambientes costumam ser fechados, dois facilitadores para contrair doenças. 

”Nas baixas temperaturas, aumentam os casos de gripes, resfriados, alergias e pneumonias. A tendência é que realmente aumente a transmissão do novo coronavírus porque não pode ser diferente dos outros vírus”, refletiu o médico especialista, à Folha.  

Frio chega para valer no sábado. (Foto: Reprodução Wesley Ortiz)

Segundo a Folha de São Paulo, não é possível determinar o impacto do frio na pandemia da covid-19 no Brasil, mas a doença vai se somar a problemas respiratórios comuns da estação. 

Para amenizar o problema, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, adiantou, ainda na gestão Mandetta, a vacinação contra a gripe H1N1, até agora para pessoas que compõem o grupo de risco. 

Por Thiago de Souza / Top Midia News

Veja Também

Mesmo no frio, usuários do transporte coletivo encaram aglomeração em filas de até 1h nos terminais de Campo Grande

Fila no terminal Bandeirantes na manhã desta segunda-feira (Ranziel Oliveira | Midiamax) A segunda-feira (25) ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.