Home / Brasil / Integrantes da CPI da Covid elaboram plano de trabalho

Integrantes da CPI da Covid elaboram plano de trabalho

Em Brasília, senadores integrantes da CPI da Covid começaram a elaborar um plano de trabalho.

A primeira reunião da CPI da Covid deve ficar mesmo para a terça-feira da semana que vem, dia 27. Mas já há uma proposta inicial de trabalho feita pelo senador Alessandro Vieira, do Cidadania, em comum acordo com Omar Aziz, do PSD, cotado para ser o presidente da comissão, e Renan Calheiros, do MDB, que deve ser o relator.

O plano de trabalho prevê ouvir autoridades do governo federal na condição de testemunhas, o que as obriga a falar a verdade para não se incriminarem. Depois, se surgir algum indício, a pessoa pode ser convocada novamente para depor, mas já como investigada, quando a pessoa tem direito de permanecer calada para não produzir provas contra ela mesma.

Devem ser ouvidos, o ex-ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, um dos focos da CPI, além do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Seriam criadas quatro sub-relatorias para aprofundar as investigações: vacinas e outras medidas para contenção do vírus; colapso da saúde em Manaus; insumos para tratamento de pacientes doentes; emprego de recursos federais.

Representantes de laboratórios que produziram cloroquina a pedido do governo federal também serão ouvidos. O presidente Bolsonaro e autoridades do governo têm defendido o uso do medicamento como tratamento precoce, mesmo depois que pesquisas científicas destacaram a ineficácia do tratamento. Além deles, a comissão deve ouvir ainda laboratórios que fornecem ou negociam a venda de vacinas.

O senador Omar Aziz disse que a negociação para a compra de vacinas merece atenção especial: “a vacina é um grande mistério para todos nós brasileiros. O Brasil talvez seja um dos poucos países que têm relações comerciais com o mundo todo. Nós estamos tendo dificuldades de trazer os insumos para produzir a vacina aqui. Então, nós temos que saber que razão é essa.”

Fonte: G1 Globo

Veja Também

Helicóptero cai em Belo Horizonte

Helicóptero caiu na Região Oeste de BH, na manhã deste sábado (8) — Foto: Globocop ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.