Home / Mato Grosso do Sul / Jiboia de dois metros é capturada em residência no MS

Jiboia de dois metros é capturada em residência no MS

Descartados após aplicação, frascos de vacina contra a covid-19 (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou em coletiva nesta segunda-feira (9), que alguns municípios de Mato Grosso do Sul poderão ficar sem o incentivo financeiro decretado no início da campanha de vacinação contra a covid-19, por conta do não cumprimento de regras definidas pelo governo estadual.

Conforme levantado pelo Campo Grande News, nos dados do Vacinômetro, há 39 municípios sul-mato-grossenses sem nenhuma aplicação de vacina nos últimos dois dias. Ainda que isso possa indicar que eles não aplicaram imunizante, é válido destacar que alguns dados podem estar defasados.

Segundo o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), as doses foram distribuídas antes do final de semana e foram relatadas algumas cidades em que não houve plantões de vacinação no sábado e domingo.

“Teve alguns municípios que não fizeram vacina no sábado e domingo. Importante que vocês do interior, dos 79 municípios, saibam que existiam vacinas para serem aplicadas. Se não foram, façam cobranças para os prefeitos e prefeitas e secretários e secretárias municipais de saúde que deixaram as vacinas na geladeira sem aplicação”, disse.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em coletiva hoje (Foto: Reprodução/SES) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Incentivo – Uma das ações feitas para incentivar que os municípios aplicassem todas as doses distribuídas com celeridade foi o repasse de R$ 2,10 para cada imunizante utilizado, para “suavizar o gasto dos municípios com plantões no sábado e domingo”, disse Resende.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em coletiva hoje (Foto: Reprodução/SES)
Ele explicou que isso poderá deixar de ser encaminhado já que na resolução especificava que as prefeituras que descumprissem a imunização no final de semana estariam em desacordo com a proposta. “Vamos ser rigorosos, porque em outros momentos fomos um pouco mais abertos, mas como nesse final de semana vários municípios não aplicaram doses, vamos fazer valer essa resolução”.

Resende completou ao dizer que isso será a aplicado somente às cidades que não aplicaram e tinham vacinas, com exceção dos municípios que já tinham aplicado todas as vacinas recebidas.

Mato Grosso do Sul já vacinou mais de 84% de sua população adulta com pelo menos a uma dose, com previsão de ultrapassar os 90% ainda nesta semana.

Por Guilherme Correia – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Veja Também

Por queda no consumo, 267,4 mil contas de energia receberam desconto neste mês

Foto: Arquivo/Marcos Maluf Programa criado pelo Governo Federal para incentivar a redução no consumo de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.