Home / Curiosidades / Laboratório testa bactérias em comida que cai no chão

Laboratório testa bactérias em comida que cai no chão

 

Regra dos 5 segundos: cientistas querem testar crença comum de que não há risco à saúde se alimento ficar pouco tempo no chão (Foto: Reprodução/BBC)
Regra dos 5 segundos: cientistas querem testar crença comum de que não há risco à saúde se alimento ficar pouco tempo no chão (Foto: Reprodução/BBC)

 

Um pesquisador britânico resolveu testar a crença comum de que se um alimento que caiu no chão for pego de volta em poucos segundos, não há risco à saúde em consumi-lo.

Acompanhado pela reportagem da BBC, o pesquisador Ronald Cutler, da Universidade Queen Mary, em Londres, decidiu verificar o nível de contaminação (veja o vídeo).

Mistério desvendado: apesar do pouco tempo de contato com o chão, os alimentos ficaram infestados de bactérias (Foto: Reprodução/BBC)
Mistério desvendado: apesar do pouco tempo de contato com o chão, os alimentos ficaram infestados de bactérias
(Foto: Reprodução/BBC)

 

O professor de biomedicina pegou um pedaço de pizza, um de maçã e uma torrada com manteiga e os deixou cair em superfícies diferentes, onde ficaram por apenas cinco segundos. Depois ele analisou a quantidade de micróbios nos alimentos.

De volta do laboratório, Cutler mostrou que os três alimentos ficaram cobertos de bactérias. Além disso, para provar que o alimento representa um risco à saúde não importa o tempo que fica caído, foi testado um pedaço de alimento que ficou no chão por menos de um segundo. Mesmo assim, ele foi contaminado.

 

Da BBC

Veja Também

Especialista descobre pintura mais antiga de Da Vinci, datada de 1471

  O mais antigo trabalho pictórico de Leonardo Da Vinci, descoberto até o momento, é um ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.