
Uma loja de perfumaria, localizada no Shopping Campo Grande, foi autuada por propaganda enganosa, na tarde desta sexta-feira (27), durante operação Black Friday do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). A loja anunciava mais de 500 produtos com 60% de desconto.
De acordo com a fiscalização, ao chegar na loja, não foi encontrada a quantidade suficiente de produtos prometidos com os descontos oferecidos na propaganda. Os funcionários tiveram que repor os 500 produtos que estavam em estoque para as prateleiras e para a visibilidade dos consumidores.
A unidade tem 15 dias para apresentar uma defesa e se adequar as normas. Caso seja condenada, deve ser multada de R$ 5 mil a R$ 50 mil.
Operação
A operação iniciou na quinta-feira (26), e também fiscalizou os shoppings Norte Sul Plaza, Bosque dos Ipês e o Centro da Capital. São cerca de cinco equipes do Procon-MS atuando na vistoria do período de promoção que antecipa as compras de Natal.
De acordo com o balanço parcial, foram feitas 22 aberturas de reclamações; 63 orientações; e 12 denúncias, sendo uma empresa notificada por propaganda enganosa e outra com falta de preço nos produtos. Os locais notificados pelo órgão têm 15 dias para regularizar e se adequar nas normas vigências do Código do Consumidor.
Ainda durante a fiscalização de hoje, um mercado do município de Selvíria foi autuado pela venda de cerca de mil latinhas de cerveja vencida. A operação continua fiscalizando o varejo, incluindo postos de gasolina., onde 8 bicos de bombas foram reprovados e um posto foi notificado.
O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, aconselha os consumidores a fotografar o preço, testar eletrodomésticos e ter cuidado com as vendas casadas durante as compras. “No pós-black, ver se o preço voltou ao normal e se realmente teve desconto”, ressalta.
A sede do órgão está fechada hoje para desinfecção, porém, a unidade móvel localizada na Rua Barão do Rio Branca com a 14 de Julho, Centro da cidade, está atendendo normalmente.
Por: Karina Campos e Ranziel Oliveira / Midiamax