Home / Curiosidades / México: conheça a Caverna dos Cristais Gigantes

México: conheça a Caverna dos Cristais Gigantes

© Divulgação
© Divulgação

 

Descoberta em 2000, gruta impressiona pela quantidade de cristais gigantes, que podem ultrapassar os 10 metros de comprimento e pesar 50 toneladas

Que o México é um país repleto de belezas naturais não chega a ser novidade. No entanto, o que pouca gente sabe é que muitas dessas belezas são para lá de inusitadas. Quer um exemplo? Então conheça a Caverna dos Cristais, uma gigantesca e misteriosa gruta repleta de cristais que chegam a mais de dez metros de comprimento!

A caverna fica no complexo mineiro de Naica, no estado de Chihuahua. O local tem mais de 300 metros de profundidade, e algumas das condições mais extremas do planeta terra. No entanto, o que mais impressiona nesse lugar é a quantidade e a grandeza dos cristais de selenita. Eles têm entre três e dez metros de comprimento, e podem pesar mais de 50 toneladas.

Segundo geólogos, os sólidos foram formados graças à atividade vulcânica: como o local permaneceu intacto durante milhares de anos, o calor do magma cristalizou as fontes termais que inundavam a gruta. Ela só foi descoberta no ano 2000, quando mineiros perfuraram uma mina da região, preocupados com a inundação.

Pesquisa de voos na Skyscanner Você precisa de um voo barato e rápido? Pesquise milhões de rotas em mais de 1.000…

BBrub9k

Hoje, a caverna é considerada um dos maiores depósitos de prata, zinco e chumbo de todo o planeta. Apesar da beleza, este é um local extremamente perigoso e de difícil acesso. A temperatura no interior da gruta ultrapassa os 50ºC, e a umidade do ar beira os 100%. Tudo isso cria uma atmosfera insuportável para os seres humanos.

Para tristeza dos mais aventureiros, o acesso ao local é restrito a pesquisadores e cientistas, que precisam vestir roupas térmicas e utilizar máscaras com ar puro para suportar as condições climáticas da gruta. Mas pelas fotos já dá para ter um gostinho da grandeza do local, não é?

Com informações: Pure Viagem / MSN

Veja Também

Burger King muda seu logo e identidade visual após 20 anos

Burger King: nova identidade visual é mais “apetitosa”, diz a empresa (Burger King/Divulgação) Depois de mais ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.