Home / Mato Grosso do Sul / MS já vacinou 50% dos jovens de 12 a 17 anos contra covid com a 1° dose – Feriado

MS já vacinou 50% dos jovens de 12 a 17 anos contra covid com a 1° dose – Feriado

Mato Grosso do Sul já vacinou 50% dos jovens de 12 a 17 anos contra a Covid-19, com a primeira dose da vacina Pfizer. Ao todo são mais de 139 mil adolescentes que receberam a imunização nas 79 cidades do Estado. O atendimento a esse grupo foi autorizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 13 de agosto.

Os dados constam no “Vacinômetro”, que mostram uma população estimada de 278.267 jovens nesta faixa etária no Estado. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que Mato Grosso do Sul foi o primeiro a fazer a vacinação em adolescentes em todos os municípios e não apenas na Capital.

A vacinação nesta faixa etária foi liberada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O objetivo é acelerar a imunização em todas as faixas etárias, para reduzir os casos e mortes por Covid-19 no Estado, assim como a taxa de transmissão da doença. Por este motivo também já foi iniciada a aplicação da terceira dose em idosos, como reforço na imunização, já que esta faixa etária começou a receber vacinas no começo do ano.

A vacinação em Mato Grosso do Sul segue em destaque. Ao menos a primeira dose já foi aplicada em 73% da população. Se levar em conta o público adulto este percentual chega a 92%. Nesta faixa etária a imunização completa (segunda dose e dose única) chegou a 61%.

Estes dados colocam o Estado nas primeiras colocações no ranking nacional na aplicação da primeira e da segunda dose. Desde o início da imunização, em janeiro, a logística eficiente do governo do Estado permitiu que os imunizantes fossem distribuídos nas 79 cidades, menos de 12 horas.

Leonardo Rocha, Subcom / Portal do Governo de Mato Grosso do Sul / Foto Capa: Saul Schramm

Veja Também

Após alerta local, SES também chama atenção surto da doença “mão-pé-boca” em MS

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou um alerta aos pais sobre a ocorrência de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.