Começou oficialmente nesta quarta-feira (22) às 16h21, a Primavera, que marca o período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. No começo da estação, não há possibilidade de chuva em Mato Grosso do Sul. o sol brilha forte entre poucas nuvens durante todo o dia, o tempo permanece seco e com as temperaturas elevadas em todas as áreas. Além do calor, o destaque nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar pode despencar e atingir níveis críticos entre 20-10%.
Estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica que o avanço de uma frente fria oceânica deve provocar rajadas de vento nas regiões sudoeste, oeste e leste. Consequentemente, essas regiões terão um leve refresco nas temperaturas máximas.
El Niño
No Brasil, é durante a primavera que ocorre um resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño, modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. Nos períodos que ocorrem os eventos de La Niña, existe uma tendência de estiagem para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e principalmente Sul do País. No Nordeste e na Região Amazônica há aumento na intensidade das estações chuvosas. O fenômeno do El Niño se manifesta, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no norte e no nordeste.
Clima
No Estado, nesta quinta-feira (23), a mínima será de 21ºC e a máxima de 40ºC. Em Campo Grande a mínima será de 23ºC e a máxima de 37ºC. Em Dourados mínima de 21°C e máxima de 38°C, Ponta Porã mínima 22°C e máxima de 37°C, Corumbá mínima de 23°C e máxima de 41°C, Coxim mínima de 21°C e máxima de 40°C e Três Lagoas mínima de 20°C e máxima de 38°C.
Por: Elaine Silva / Capital News