Home / Mundo / Reino Unido relata primeiro caso de perda auditiva repentina devido à Covid-19

Reino Unido relata primeiro caso de perda auditiva repentina devido à Covid-19

Foto microscópica mostra célula humana sendo infectada pelo Sars Cov-2, o novo coronavírus — Foto: NIAID via Nasa

Relatório publicado nesta terça-feira (13) pela revista científica “BMJ Case Reports” relata o primeiro caso de um paciente com a Covid-19 com perda repentina da audição no Reino Unido. De acordo com os especialistas, a condição não é comum, mas é importante detectá-la para conseguir tratar imediatamente e reverter o quadro.

Os autores explicam que a perda de audição é observada por otorrinolaringologistas em uma frequência que varia entre 5 a 160 casos por 100 mil pessoas. As causas ainda não foram 100% comprovadas, mas o sintoma já havia sido relatado após algumas infecções virais, como herpes e gripe.

O relato dos médicos apresentado pela “BMJ” não é o primeiro que relaciona a Covid-19 à perda de audição – outros casos na Tailândia, Estados Unidos e China já foram registrados, sendo o primeiro confirmado ainda em abril. Este é, na verdade, o primeiro caso no Reino Unido.

Pessoas com sintomas de Covid-19 devem procurar um médico

O paciente

Os médicos descreveram o paciente como um homem de 45 anos com asma. Ele estava internado e precisou ser levado para o setor de garganta, nariz e ouvido devido à falta inesperada de audição.

Segundo o relato dos especialistas, o paciente buscou atendimento após 10 dias com os sintomas da doença em casa. Ele precisou ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à dificuldade para respirar. O homem precisou respirar com a ajuda de ventilação mecânica por um mês.

Além da perda auditiva, o paciente também desenvolveu outras complicações recorrentes da infecção pelo novo coronavírus. Ele foi tratado com o remdesivir – remédio ainda em fase de análise no Brasil –, anti-inflamatórios e precisou de transfusão de sangue.

Uma semana após a remoção do tubo de respiração, no entanto, ele percebeu o zumbido no ouvido esquerdo e, em seguida, uma perda auditiva súbita. O homem nunca havia apresentado problemas de audição.

Os especialistas que cuidaram do caso dizem no artigo que fizeram exames nos canais auditivos, mas o paciente não tinha obstruções ou inflamação. O teste de audição, por outro lado, revelou que ele tinha perdido boa parte do sentido do ouvido esquerdo. Os exames para artrite reumatoide, gripe e HIV deram negativo e levaram os médicos a relacionar o problema ao novo coronavírus.

“Apesar da literatura existente já considerável sobre a Covid-19 e seus vários sintomas associados, há uma falta de discussão sobre a relação da doença com a audição”, disseram os autores.

“Perda auditiva e zumbido são sintomas observados em pacientes com a Covid-19 e também vírus Influenza, mas eles não foram destacados ainda”.

Por G1

Veja Também

China confirma primeiro contágio humano de cepa da gripe aviária

Em 2016m China teve grande surto da gripe aviáriaJEROME FAVRE/EFE – 7.6.2016 A China informou, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.