Home / Mundo / Reino Unido supera 32 mil mortes por coronavírus; é o país mais afetado da Europa

Reino Unido supera 32 mil mortes por coronavírus; é o país mais afetado da Europa


Agente aguarda possíveis pacientes em um centro de avaliação de Covid-19 em Londres, em 9 de abril de 2020 — Foto: Ben Stansall / AFP

O Reino Unido se tornou o primeiro país da Europa a superar 30 mil mortes provocadas pelo coronavírus e agora ocupa o segundo lugar na lista de nações com mais vítimas fatais no mundo, atrás dos Estados Unidos, de acordo com estatísticas oficiais publicadas nesta terça-feira (5).

Os dados semanais das diversas agências regionais de estatísticas do país somam mais de 32 mil mortes por Covid-19 como causa indicada na certidão de óbito.

Reino Unido bate recorde de mortes na Europa

Reino Unido bate recorde de mortes na Europa

O balanço anterior do ministério da Saúde, que inclui mortes em hospitais e casas de repouso de pacientes que apresentaram resultado positivo para Covid-19, era de 28.734 vítimas fatais na segunda-feira.

A taxa alta pode aumentar a pressão política sobre o primeiro-ministro, Boris Johnson, que esperou mais do que outros líderes europeus para ordenar um isolamento para conter a disseminação do vírus em março.

Cifras semanais do Escritório Nacional de Estatísticas britânico acrescentaram mais de 7 mil mortes na Inglaterra e no País de Gales.

O número é um dos vários métodos para calcular óbitos e difícil de comparar com outros países, mas oferece o sinal mais claro até agora de que o Reino Unido é a nação mais atingida da Europa, apesar de ter sido vitimada mais tarde do que outros vizinhos.

Partidos de oposição questionaram a decisão inicial de Johnson de adiar o isolamento no momento em que os hospitais da Itália já estavam ficando sobrecarregados.

Eles também dizem que seu governo demorou demais para iniciar os exames em massa e enviar equipamentos de proteção suficientes aos hospitais.

A verdadeira cifra de mortes do coronavírus pode ser muito maior. O Escritório Nacional de Estatísticas disse que morreram mais de 33 mil pessoas a mais do que a média até 24 de abril na Inglaterra e no País de Gales quando se compara este número com os mais de 27 mil casos em que o coronavírus foi mencionado nos certificados de óbito.

Por France Presse

Veja Também

Nova variante do coronavírus identificada na África do Sul tem “número preocupante de mutações”

Legenda: Uma nova variante do coronavírus foi identificada por cientistas sul-africanosFoto: Shutterstock Uma nova variante do coronavírus com um ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.