Home / Mato Grosso do Sul / Tempo muda neste fim de semana e MS pode registrar frio de 4°C e geada

Tempo muda neste fim de semana e MS pode registrar frio de 4°C e geada

Bruno Henrique

O tempo começa a mudar a partir deste fim de semana em Mato Grosso do Sul, com a chegada de uma nova frente fria que promete recordes de menores temperaturas e geada em algumas regiões do Estado.

De acordo com nota divulgada pelo Centro do Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), uma massa de ar polar atingirá o Estado e irá derrubar as temperaturas mínimas para 4ºC em Dourados, 6ºC em Campo Grande e Três Lagoas, 7ºC em Porto Murtinho, 10ºC em Corumbá e 5ºC em Paranaíba.

A previsão é que o Estado registre a menor temperatura do ano na quinta-feira (19).

Chuvas devem atingir o Estado já a partir deste sábado (14), sendo mais generalizaddas no domingo (15), derrubando temperaturas gradativamente. 

A massa de ar frio sobre Mato Grosso do Sul irá manter temperaturas amenas por cerca de dez dias.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, pode haver geada no sul do Estado. “[Haverá] predomínio de sol, poucas nuvens, massa de ar seca, fria e polar, e queda acentuada de temperaturas”.

O calor retornará em 25 de maio, segundo Abrahão. As chuvas previstas para Mato Grosso do Sul elevarão a umidade relativa do ar, melhorarão a qualidade de respiração e provocarão queda nas temperaturas.

Outono

O outono começou em 20 de março e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.

A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.

Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir. 

O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).

O maior período de estiagem ocorrerá entre os meses de maio e junho. 

As principais características do outono são diminuição das chuvas, seca, estiagem, dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, perda de folhas de árvores e aparecimento de frutas em plantas.

O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno. 

GLAUCEA VACCARI , NAIARA CAMARGO

Por Correio do Estado

Veja Também

Pai e filha morreram em colisão frontal entre carro e bitrem na BR-262

Foram identificados como Sansão Costa de Jesus, de 46 anos, e Aliny Oliveira de Jesus, ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.