sexta-feira , 15 novembro 2019
Home / Tecnologia / Ciência / Tratamento comum para artrose pode piorar doença, segundo estudo

Tratamento comum para artrose pode piorar doença, segundo estudo


A artrose é frequente em pessoas acima de 70 anos
Freepik

Um tratamento utilizado frequentemente em pacientes que sofrem de osteoartrite, conhecida também como artrose ou artrite degenerativa, no quadril e no joelho, pode não ser tão eficiente quanto se imaginava.

Um estudo publicado nesta semana no Jornal da Sociedade Radiológica da América do Norte sugere que injeções de corticosteroides e analgésicos podem fazer mais mal do que bem.

Esse tipo de medicamento é injetado para reduzir a inflamação e aliviar a dor nos pacientes.

Mas as doses, afirma a pesquisa, têm potencial de acelerar a progressão da osteoartrite e resultar até mesmo, no longo prazo, na necessidade de cirurgia para substituir a articulação afetada.

“As injeções de SIGC [injeções intra-articulares de corticosteroides] são frequentemente realizadas para alívio da dor em pacientes com OA [osteoartrite] de joelho ou quadril. Relatórios e séries de casos recentes sugeriram que certas condições preexistentes (idade avançada, raça branca) podem aumentar o risco de um resultado conjunto negativo após a injeção do SIGC”, conclui o estudo, coordenado pelo médico Ali Guermazi, professor de radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston.

A equipe de Guermazi revisou a literatura médica sobre o tema e estudou 459 pacientes no Boston Medical Center. Desse total, 8% tiveram complicações após as injeções.

Entre os problemas relatados estão perda de cartilagem, fraturas por estresse, deterioração óssea e destruição das articulações, em um período de dois a 15 meses após receberem o medicamento.

O professor ressaltou, em entrevista à NBC News, que as injeções podem até aliviar a dor imediatamente, mas podem ser prejudiciais a longo prazo.

Entretanto, o médico admite a necessidade de estudos complementares para identificar de forma mais detalhada o custo x benefício desse tratamento para cada paciente.

Médicos norte-americanos destacam a importância de os pacientes saberem dos riscos e vantagens das injeções de corticosteroides para que tomem a decisão se fazem ou não o tratamento.

A oesteoartrite é uma doença crônica associada com lesões na cartilagem e tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda de função. É frequente em pessoas mais velhas, mas em algumas pessoas já se desenvolve a partir dos 40 anos, principalmente em mulheres. 

Fernando Mellis, do R7

Veja Também

WhatsApp processa empresa criadora de ferramentas hacker

O WhatsApp está processando a NSO Group, empresa israelense que desenvolve ferramentas hacker para invasões de sistemas, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.