Home / Curiosidades / Você sabia que Tio Sam foi uma pessoa de verdade?

Você sabia que Tio Sam foi uma pessoa de verdade?

 

 Fonte da imagem: Reprodução/Formermisfits
Fonte da imagem: Reprodução/Formermisfits

 

Você já ouviu muitas pessoas se referirem aos EUA como País do Tio Sam ou apenas Tio Sam, mas de onde, afinal, vem esse apelido? Sam realmente existiu e foi um homem chamado Samuel Wilson (1766 – 1854).

Samuel, ao lado de seu irmão Ebeneezer, foi um homem conhecido por seus negócios com vendas de carne, especialmente durante épocas de guerras, como em 1812, quando fechou um contrato com o governo norte-americano e foi o responsável por prover carne de gado e de porco ao exército estadunidense.

As carnes eram armazenadas em barris e, por causa do acordo com o governo, levavam um selo com as iniciais U.S – sigla em inglês para Estados Unidos. Os soldados começaram, então, a fazer uma brincadeira e se referir aos barris como “Uncle Sam” – Tio Sam, em inglês – em referência a Samuel Wilson, um dos proprietários da empresa de carne.

Representação

Fonte da imagem: Reprodução/UncleSamCenter
Fonte da imagem: Reprodução/UncleSamCenter

 

Não demorou para que tudo o que tivesse o selo U.S, referente aos EUA, fosse associado ao Tio Sam, mesmo que esses itens nada tivessem a ver com carne, que era a única coisa com a qual o verdadeiro Samuel Wilson trabalhava.

Em questão de pouco tempo, até mesmo serviços eram chamados de Tio Sam, o que incluía as convocatórias para o alistamento militar. Era muito comum que as pessoas dissessem que o Tio Sam estava chamando, expressão associada à icônica imagem do governo estadunidense, que mais tarde passou a ser ironizada em campanhas de grupos contra o governo norte-americano.

A sigla U.S foi usada nos barris de carne da empresa dos irmãos Wilson pela primeira vez em 1813, e foi associada a Tio Sam em um jornal apenas em 1830. A imagem usada para recrutamento militar durante a Primeira Guerra Mundial, com o desenho de Tio Sam e a frase “I want you” – “Eu quero você”, em uma tradução livre – foi usada pela primeira vez em 1917 e é mundialmente conhecida até hoje.

 

Por: Today I Found Out e Megacurioso

Veja Também

Burger King muda seu logo e identidade visual após 20 anos

Burger King: nova identidade visual é mais “apetitosa”, diz a empresa (Burger King/Divulgação) Depois de mais ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.